terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sobre o processo criativo

Em troca de tweets ontem, eu indaguei à querida Crisão, do blog Outro dia qualquer, como ela conseguia tanta inspiração para escrever quase que diariamente, enquanto eu estou aqui há quase três semanas sem conseguir texto algum. Ela me respondeu com um belo post falando sobre o assunto, aqui. E como meu comentário lá estava ficando grande demais, resolvi trazer a conversa para cá, dando prosseguimento a essa gostosa interação que os blogs permitem.

Crisão, enquanto você queria exorcizar seus demônios com o blog, eu queria apenas me divertir. Eu também nunca tive muita paciência para blogs com cara de diário, onde as pessoas ficavam falando somente da rotina delas e não discutiam idéias e fatos. Só que às vezes a gente acaba caindo nessa tentação de se abrir mais do que deveria e, para mim, isso trouxe algumas conseqüências que não me agradaram. Há alguns dias eu ouvi umas críticas pesadas ao meu blog, que me chatearam bastante, por dois motivos. Primeiro, porque vieram de alguém cuja opinião era importante para mim naquele momento, não foi uma crítica vazia de um desconhecido. E segundo, porque o blog é algo pelo qual tenho muito carinho, pois foi construído post a post em mais de dois anos, não gosto de vê-lo atacado... Esse incidente foi a raiz do bloqueio criativo, e por isso agora fico "travada" para escrever. Não que eu concorde com tudo o que foi dito, mas eu não fiquei indiferente àquela análise e isso me fez repensar a cara que o blog deveria ter.

Eu concordo com a sua teoria do continuum - é preciso uma linha de pensamento, ou o blog acaba se perdendo em posts que não fazem sentido entre si. Nosso foco aqui sempre foi o humor, mesmo quando discutimos alguns assuntos mais sérios. O problema é que esse fim de ano foi pesado demais para mim, e anda me faltando justamente isso, humor! Eu perdi a verve nessas últimas semanas e tem sido penoso recuperá-la. Sei que é só uma fase, já passei por isso antes, mas até que ela vá embora, vou ficar aqui nessa agonia de querer me expressar e não conseguir!

Quanto à obrigação da escrita, é impossível se livrar dela. Porque quando a gente se dispõe a ter um blog, faz um acordo tácito com os leitores, qual seja, o de escrever com alguma freqüência. Até porque todo blogueiro é, com maior ou menor intensidade, um pequeno narcisista que quer as pessoas lendo e pensando sobre o que ele diz. Não fosse isso, escreveria no Word quando bem entendesse e salvaria seus pensamentos no HD...

E sobre a meditação, já a tenho praticado em longas caminhadas de fim de tarde em belo cenário aqui na minha cidade. O ar fresco tem sido combustível para boas reflexões ultimamente.

Como a conversa está interessante, gostaria de convidar outras blogueiras a darem prosseguimento ao assunto. Como é o processo criativo de vocês? De onde vem a inspiração e o que as motiva a escrever?

11 comentários:

Crisão disse...

Querida,
sabe que depois que postei me veio à cabeça a palavra "narcisista" e essa tua descrição foi perfeita.
Não sabia que teu bloqueio tinha origem específica. Olha, posso dizer com a invasão que me é devida, às vezes uma crítica é construtiva, outras, destrutiva. Ter pensamento positivo é opcional e pessoal.
Lembro quando vc disse que mudaria o tom do blogue e admiro as mudanças, sempre bem vindas! Talvez ainda precise ajustar o tom apenas, não seja tão brusca, não seja tão dura consigo mesma. Estou certa que vai achar um meio-termo.

;-**

Alice disse...

Sim, você tem toda a razão: a crítica pode ser construtiva ou destrutiva, mas o que fazemos com ela pode ser algo positivo, e é isso que estou buscando. Acho que estou perto de ajustar este tom, já tenho em mente o que eu quero daqui para frente - voltar ao foco do humor, que é a origem do blog, afinal. Eu vou fazer um esforço para escrever algo ainda este ano para quebrar esse bloqueio. Mas acho que 2011 será mesmo o ano de renovação.

Anônimo disse...

Se fosse possível tropeçar na internet, diria que foi isso que aconteceu para eu “cair” no seu blog. O descobri quase que por acaso. Adorei!!!!! Humor, sarcasmo, sinceridade e estilo. É perceptível o quanto vc se dedica e o cuidado que tem com o layout e os textos. Sei que uma das vantagens de se ter um blog é vc poder interagir com os leitores, mas confesso que nunca fiz qualquer comentário..rs. Acho estranho.rs. Por exemplo: nunca quis descobrir se a minha música preferida tem uma mensagem cifrada pelo seu compositor. Imagina aquela cena clássica da música que marca o início de um namoro, sempre que toca vc se recorda da nova paixão e abre um sorriso bobo no rosto ... aí, vc esbarra com a Ana Carolina e diz:“hei , Ana Carolina o que vc quis transmitir com a musica ; era uma homenagem a seu amor?” E ela responde: “Nada, só gostei da melodia, precisa completar a faixa do álbum”. Tão difícil quanto “esbarrar” com a Ana Carolina, seria ela responder com tamanha sinceridade, mas enfim..é só para ilustrar o que quero dizer.rs. Seu blog não é uma encomenda, nenhum leitor te paga para escrever. Se a coisa passa a ser obrigação, então vai acabar a graça pra vc e mais “demônios” surgiram. Caso sinta vontade de mudar o estilo, mude. (obs: acabei de descobri outra razão de abster a fazer comentários: eles parecerem extremamente confusos..rs)
Val

Alice disse...

Val, seus comentários não foram confusos, eu entendi a mensagem e a comparação com a letra de música, fica tranqüila! Agradeço os elogios e confirmo sua percepção, eu me dedico e faço com carinho, cada post me toma mais de uma hora de "lapidação" de texto.
O blog nunca chegou a ser uma obrigação, o prazer de escrever e me divertir no processo sempre foi maior. Quanto as mudanças, elas estão vindo em mim também, e os textos acabam refletindo isso, eu acho.

Jac disse...

Eu tenho um blog lésbico também bem mais voltado pro humor (flexões lésbicas). Já passei semanas também sem inspiração para postar e se eu não to empolgada com algum assunto, eu sinto que a escrita não flui e que a qualidade do post não fica tão boa. Além disso, eu tenho certa dificuldade em me manter interressada num projeto por muito tempo (o meu blog tem pouco mais de 6 meses só e já tive momentos de desinteresse).

Mas o que está salvando o blog é a proposta dele que eu considero até que razoavelmente firme e focada (apesar de abrangente hahahaha): "analisar o mundo lésbico". Uma tática que eu adotei para evitar grandes períodos sem post foi aproveitar cada simples momento de empolgação minha com uma idéia para escrever. Quando a Dilma foi eleita eu senti vontade de escrever um post sobre o fato, mas ele não estava no meu "cronograma" do blog, mas se eu deixasse passar aquele dia pra escrever provavelmente não ia ter o mesmo animo no dia seguinte.

E quando eu tenho surtos de inspiração eu escrevo qtos posts eu puder e deixo já tudo esquematizado e guardado para usar nos lacos de inspiração também.

E pra tentar solucionar o problema de falta de inspiração, eu normalmente costumo navegar por aí (espairecer hahahahah). Como eu sempre estou por sites/blogs lésbicos muitas vezes eu vejo alguma idéia que serve de gatilho pruma reflexão minha. Foi como o caso em que eu vi sobre a notícia do Netinho ficar com raiva do Fantástico pelo sensacionalismo de ele ter ficado com um homem e surgiu a inspiração pra eu fazer um post sobre rótulos.

Bem, são esses pontos que eu eu percebi no meu processo criativo...

Jac disse...

(continuação)

Com relação a crítica, é preciso levar ela em consideração, mas não ficar remoendo por vários dias. Veja a crítica, mas veja já quantos elogios vc não recebeu?

E uma coisa interessante que você tinha comentado, é que você acabou abrindo um pouco da sua vida particular no blog. Eu tinha reparado isso nuns posts atrás. O problema nem é com relação ao leitor que no final acaba querendo ler de qualquer jeito, mas com relação as pessoas com as quais você tem um convívio real. Eu evito sempre ao máximo dar indicações sobre minha vida amorosa no blog: com quem eu já fiquei, com quem eu to ficando, como é minha vida na intimidade, etc.

Tenho um blog há bem menos tempo que você (portanto sou mais inexperiente) mas espero ter contribuido pra discussão =)

Miss X disse...

Por obrigação eu tb não escrevo, mas confesso que o meu blog foi criado pra ser mais "diarinho", quero dizer, eu não tinha - e mtas vzs continuo não tendo - como expor td q acontece na minha "nova vida" rs, então criei isso pra me situar neste mundão que comecei a conhecer e tb para conhecer gente como eu...
Acho que escrevo mais para mim do que para outros, mas o que mais gosto é de interagir...
Seu blog é ótimo, independente do tom =)

Caroline disse...

queridas Alice e Crisão,
eu gosto de escrever para as pessoas que convivem comigo. Quando eu era adolescente, tinha o costume de entregar cartas aos meus amigos e isso acontecia com uma certa frequência. Como perdi o contato com a maioria das pessoas, resolvi começar a escrever no blog (não só para estas pessoas, obviamente), e eu não faço questão de que elas leiam... considero que isso seja um exercício bom para mim, não sei...

acho que é isso!

beijos!

Alice disse...

Jac, eu tb faço muito isso: quando tenho surtos de inspiração, deixo 2 ou 3 posts programados para publicarem. Essa ferramenta do Blogger é uma bênção na vida da gente!

A crítica, apesar de tudo, teve um efeito positivo, porque me fez refletir sobre muitas coisas, inclusive sobre a questão do lado pessoal exposto. Vc está certa, isso pode mesmo afetar as pessoas do nosso convívio. É ruim quando vc magoa alguém que não gostaria e não pode consertar isso adequadamente. As palavras escritas têm uma força muito grande depois de expostas.

Miss X, é isso aí, para cada um a escrita tem um papel diferente, seja ele de se abrir, desabafar, interagir... E obrigada pelo elogio.

Caroline, eu acho que, em muitas vezes, a gente escreve é para si mesmo, independente de quem vá ler o texto, só pela necessidade de ver o próprio pensamento transformado em algo mais concreto através da palavra.

Escaminha disse...

Olha a minha inspiração no começo era o mundo de descoberta com as mulheres...a transição propriamente dito...
Depois foi o amor...ah o amor...me inspirou bastante...a raiva tb!
Eu sempre tive o costume de colocar pra fora em palavras algumas coisas, me alívia...

Acho que o blog é seu, as palavras são suas, a vida é SÓ sua...tu escreve o que quiser e como quiser.

Cada um é cada um.
Às evzes o que tu escreve pode não parecer certo para outra pessoa, assim como o que a outra pessoa resopnde pra ti pode não parecer certo pra ti.

Bom, eu adoro o seu blog, sempre me diverti com ele...sou suspeita né...rs

Alice disse...

Escaminha, amor e ódio são mesmo inspirações poderosas!
Que bom que você gosta do blog - este carinho que as pessoas têm demonstrado me inspira.