sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Votar em quem?


A política brasileira virou uma grande piada, todo mundo sabe e não é de hoje. Além da corrupção generalizada e da total falta de compromisso dos políticos com as necessidades dos cidadãos, ainda temos que agüentar as palhaçadas dos candidatos. A maior delas esse ano, até agora, foi mesmo a candidatura do Tiririca – “Pior que está, não fica”.

Mas nem é isso que tem me incomodado mais. O que eu acho preocupante mesmo é a falta de representantes para a causa LGBT no país. Assistindo ao horário eleitoral gratuito, observei que há candidatos defendendo os interesses de vários segmentos da população: negros, deficientes físicos, aposentados, motoboys, ruralistas, microempresários e tantos outros. Mas não vi ninguém levantar a bandeira dos homossexuais na TV. Pelo contrário, cheguei a assistir a um candidato se dizendo “contra o casamento homossexual, o aborto e a legalização das drogas”, jogando assuntos polêmicos em um grande balaio de gatos, como se fossem coisas semelhantes e tivessem tudo a ver entre si – fiquei chocada.

Eu acredito que a mudança de costumes também passa pelas leis, que muitas vezes são elaboradas para tentar corrigir injustiças históricas (vide o polêmico sistema de cotas nas universidades). O Judiciário até que tem feito a parte dele, aos pouquinhos, especialmente no Sul, com as adoções em nome de casais gays. Mas o Legislativo não tem colaborado muito conosco... O projeto de união civil é apenas um sonho distante e nenhum deputado tem defendido abertamente a causa. E a julgar pelo que tenho visto na TV, continuaremos assim por um bom tempo...


[UPDATE - 19/09/2010]

Nossa querida colega e combativa leitora Luh, do blog InsanaMente Lúcida, me enviou esta matéria com os candidatos comprometidos com a causa LGBT. Publico conforme recebi, a responsabilidade pela informação e os créditos são todos dela. Obrigada, Luh, por compartilhar esses dados conosco.

"ABGLT divulga lista parcial de candidatos que assinaram compromisso com as causas dos homossexuais

50 candidatos assinaram o termo de compromisso da ABGLT

SÃO PAULO – A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou nesta quinta-feira, 12, a lista parcial de candidatos que assinaram o termo de compromisso Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania, elaborado pela Associação, em 29 de julho. A lista parcial conta com 50 assinaturas.
Dos candidatos ao posto de presidente, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL-SP) foi o único a assinar. Já candidato ao Senado, o ex-governador do Paraná Roberto Requião (PMDB-PR) – que tem um histórico de comentários aloprados com os homossexuais – foi o único a assinar.
Já ao posto dos governos estaduais, os candidatos Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), José Maranhão (PMDB-PB) e Paulo Búfalo (PSOL-SP) assinaram o termo de compromisso. Quanto aos deputados federais, este número é de 25, e 20 de candidatos a deputados estaduais.
De todos que assinaram, sete são assumidamente gays, uma é travesti e 42 aliados ou simpatizantes às causas LGBT. Nenhuma lésbica assinou até agora. Uma das reivindicações do termo de compromisso da ABGLT é em defesa do Estado laico, no qual não há nenhuma religião oficial, as manifestações religiosas são respeitadas, mas não devem interferir nas decisões governamentais.
Projetos de lei – No Legislativo, a campanha pede o compromisso com a apresentação e aprovação de projetos de lei que promovam os direitos das pessoas LGBT, com ênfase no combate à discriminação, o reconhecimento legal das uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo, e o uso do nome social de travestis e transexuais. Já no Executivo, a ABGLT quer que os políticos se comprometam com a implementação das decisões da 1ª Conferência Nacional LGBT e das Conferências Estaduais LGBT (2008).

Veja a lista dos candidatos que assinaram:
Presidência da República
Plínio Arruda Sampaio PSOL 40

Senado
UF Nome Partido Nº
PR Roberto Requião PMDB 151

Câmara dos Deputados
UF Nome Partido Nº LGBT/Aliado(a)
BA ED Brasil PPS 2323 Aliado
GO Marina Sant’Anna PT 1314 Aliada
MG Nilmário Miranda PT 1331 Aliado
MG Osmar Rezende PV 4324 Gay
MG Sander Simaglio PV 4363 Gay
PB Luiz Couto PT 1345 Aliado
PB Socorro Pimentel PT 1353 Aliada
PR Dr. Rosinha PT 1313 Aliado
RJ Gabriela Leite PV 4301 Aliada
RJ Jean Wyllys PSOL 5005 G
RJ Renato Cinco PSOL 5055 Aliado
RJ Vladimir Palmeira PT 1351 Aliado
RS Paulo Pimenta PT 1307 Aliado
RS Roberto Seitenfus PSOL 5070 G
SC Leonel Camasão PSOL 5050 Aliado
SE Iran Barbosa PT 1390 Aliado
SP José genoino PT 1313 Aliado
SP Iara Bernardi PT 1310 Aliada
SP Ivan Valente PSOL 5050 Aliado
SP Mara Gabrilli PSDB 4517 Aliada
SP Mateus Novaes PSOL 5095 Aliado
SP Maurício Costa PSOL 5013 Aliado
SP Paulo Teixeira PT 1398 Aliado
SP Renato Simões PT 1366 Aliado
SP Sargento Fernando Alcântara PSB 4010 G

Governador
UF Nome Partido Nº
BA Geddel Vieira Lima PMDB 15
PB José Maranhão PMDB 15
SP Paulo Búfalo PSOL 50

Assembleias Legislativas
UF Nome Partido Nº LGBT/Aliado(a)
AM Samara Soares PCdoB 65024 Aliada
BA Almir Melo PMDB 15555 Aliado
BA Lula Maciel PT 13800 Aliado
BA Marcelino Galo PT 13140 Aliado
BA Vânia Galvão PT 13133 Aliada
DF Alex Alves PDT 12789 Aliado
DF Julio Cárdia PV 43024 G
DF Michel Platini PT 13021 G
MG Labenert Mendes PT 13107 Aliado
MT Kiko (Odorico Ferreira Cardoso Neto) PT 13613 Aliado
PB Fernanda Benvenutty PT 13222 T
PB Socorro Brito PT 13135 Aliada
PR Fábio Camargo PTB 14014 Aliado
PR Professor Lemos PT 13013 Aliado
PR Tadeu Veneri PT 13131 Aliado
RJ Leonardo Giordano PT 13130 Aliado
SC Willian Conceição PSOL 50050 Aliado
SP Carlos Giannazi PSOL 50789 Aliado
SP Eduardo Amaral PSOL 50740 Aliado
SP Ibraim PMDB 15100 Aliado"

9 comentários:

Crisão disse...

Temos o Jean Wyllis que nada tão sozinho nessa correnteza animalesca e ignorante... Odeio falar de política, mas tamos quase num túnel sem saída... :(

Pensando disse...

Olha parabéns a Reinauguração ficou "Massa"..e por flar em causa LGBT não acredito mesmo que por agora vá ter bons candidatos. Nosso pais é extenso e em sua grande maioria formada por pessoas de fé cega e "romairas" e agrária..então esperar q a política compre uma briga dessas é quase utopia.
O jeito é procuarar candidatos o menos homofóbico possível.

Escaminha disse...

Tá osso mesmo em quem votar....tá cad ano mais díficil!

»»Luh«« disse...

Alice, querida...
Muito pertinente sua postagem! Preocupo-me com isso também. Nós, militantes sociais, fizemos uma carta de comprometimento e pedimos para os e as candidatas(os) assinarem! É assim que se faz compromisso público, pq depois das eleições poderemos cobrar... me manda um e-mail (ludimacedo77@gmail.com) que te mando a lista dos candidatos e candidatas que já assinaram no teu Estado!

Beijasss da Luh

Pagu Lutz disse...

No meu Estado -Rondônia- a Senadora Fátima Cleide, está sofrendo uma verdadeira ofensiva de todos os segmentos evangélicos, para que a mesma não se reeleja pois é a relatora da PLC 122 que torna crime a homofobia, e os nossos "homens de Deus" dizem que tbm está incluído no Projeto de Lei a legalização da adoção e do casamento entre homossexuais, frisam para a população que se um casal homossexual for casar e o pastor não aceitar, se recusar a realizar a cerimônia, "o coitado" é preso e algemado dentro da própria igreja. E SAÍ?????
Aonde vamos parar!!? Quando parlamentares tentam progredir e tornar a convivência entre as pessoas mais justa, vem uns b*b*cas pra atrapalhar pregando somente a discórdia, estou fula da vida...
*desculpa o desabafo, o blog está cada vez melhor!!!

Desastre Ambulante disse...

Infelizmente ainda estamos muito distantes de uma realidade mais justa no cenário político nacional. Contudo, há alguns partidos que defendem a nossa causa. Um desses exemplos é o vídeo postado pelo PSTU sobre a diversidade e que foi fortemente criticado pela candidata Marina, do PV. Acredito que a questão esteja na falta de visibilidade de candidatos que militam pela causa LGBTS, já que estes se encontram em partidos menores ou ditos radicais...

Anônimo disse...

Realmente, assim é complicado. Eu sou brasileira, de São Paulo, mas moro em Portugal há cerca de 10 anos (sou uma menina ainda), e aqui, a relativamente pouco tempo o casamento homossexual foi aprovado e foi uma grande vitória :D Agora está em discussão a adopção por parte dos casais homossexuais, mas acho que tudo é só uma questão de tempo.

Adorei o novo layout e parabéns para o blgo, é muito interessante.

Beatriz Branco

manicomiomundo disse...

Se eu me candidatar você vota? hahahaha

meunomenaoeana disse...

realmente, eleições difíceis estas. recebi outro dia um video por email que fiquei chocada, um bispo da igreja batista orientando os fiéis a não votar em quem tem compromisso com os ultimos projetos de lei de direitos humanos. nem ia repassar pra ninguém, mas um colega deu a idéia de denunciar ao ministério público, então vou usar seu mural como folhetim ;)
aqui está o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI e aqui o site pra denunciar: http://www.prsp.mpf.gov.br/noticias-prsp/aplicativos/digi-denuncia. beijo