terça-feira, 8 de abril de 2008

10 coisas que me irritam nos Orkuts alheios


Eu confesso, ando procurando namorada na internet. Estou solteira, carente, querendo compromisso e não sou do tipo que espera as coisas acontecerem. E para isso, nada melhor que o Orkut, esse estoque infinito de mulheres interessantes. Mas ando vendo umas coisas que têm me deixado desanimada. É cada perfil pior que o outro! A mulherada não sabe vender o próprio peixe! Tanta coisa de mau gosto que me faz perder as esperanças... Abaixo, minha lista das coisas mais irritantes que tenho visto e minhas humildes dicas para quem acha que pode valorizar o próprio passe um pouquinho:

1) Foto pequena, que não dá para ver nada e/ou foto de celular que mais parece borrão. Se vai abrir o álbum para todos verem, então põe foto decente!


2) Foto de paisagem, cachorro, a família inteira, menos a dona do Orkut. Quando eu olho o álbum, quero ver a dona, se é gatinha, se tem um corpo legal, um sorriso bonito... Quero confirmar se o avatar não mentiu para mim. Não quero ver foto do seu cãozinho Lulu ou daquela cachoeira em que você nadou no fim de semana, muito menos daqueles seus 17 primos que bebem às sextas com você.


3) Erros de português, que queimam o filme de qualquer pessoa. A mulher pode ser linda, mas se escreve "Derrepente", "Concerteza", ou se até hoje confunde "Mas" com "Mais" já sai perdendo antes de começar. Menos 10 no placar! Não era muito boa em Ortografia no colégio? Usa o corretor do Word!


4) Frases-clichê. Aquelas que já ouvimos mil vezes, mas tem gente que insiste em repetir a milésima primeira. A pior para mim é "Sou uma pessoa com qualidades e defeitos". TODAS as pessoas possuem qualidades e defeitos, escrever isso só mostra que você não tem um pingo de criatividade! Seja pelo menos original e diga quais são essas qualidades e defeitos.


5) Letra de música na descrição de si mesma. Não quero saber o que a Ana Carolina ou a Cássia Eller dizem, o perfil não é delas, quero saber o que você pensa sobre si mesma, qual a visão que tem da própria personalidade. Citar uns versos no meio da descrição é até legal, mas colocar uma música inteira não diz absolutamente nada sobre você, coisa mais impessoal!


6) Legendas toscas. Tenha bom senso ao legendar as fotos. "Euzinha" é brega. Lamento, todo mundo põe, mas é brega. "Sou linda" é uma armadilha: se você for gata, é egocêntrico; se for feia, é piada de mau gosto, então não use. Legendas gigantes também são péssimas, ninguém tem saco para ler 10 linhas de texto. Se a foto é boa, quanto menos legenda melhor. Afinal, não é à toa que dizem que uma imagem vale mais que mil palavras...


7) Fotos no espelho. Foto no espelho é a coisa mais batida que existe. Quando começaram os Fotologs, e a idéia ainda era novidade, era cool. Agora é brega. Pior que foto no espelho, só foto no espelho do banheiro. E com as amigas! Na boate! Poupe-se desse ridículo. Ponha foto seminua na cama: é mais sexy e vai fazer muito mais sucesso.


8) Fotos estilo "calendário de borracharia". Por favor, álbum de Orkut não é book de modelo de terceira. Nada de fazer pose naquele sofá das Casas Bahia da sua sala, muito menos no seu carro tunado, ou naquela Honda CG 125 que você acha o máximo. Seja uma mulher de classe!


9) Nomes malucos ou com sentimentos. Você tem uma certidão de nascimento não é à toa. Facilite a vida de todos e use o nome que seus pais lhe deram. Se não gosta, vale apelido ou abreviatura (Ernestina colocar Tina é compreensível). E não existe coisa mais irritante que nomes com números e símbolos para pagar de moderna. βá®βa®a, Δ£inε e coisas do tipo são difíceis de se ler e impossíveis de serem encontradas na busca. Como você espera ser achada por aquele seu amor de adolescência desse jeito? E please, não precisa definir seu estado de espírito no nome do perfil: "Aninha triste", "Aninha feliz e apaixonada", "Aninha pensando no amor" é tosco demais.


10) Fotos com efeitos. Uma foto em sépia é legal. Fotos em preto & branco também, acho muito chique. Alguns efeitos de Photoshop às vezes são necessários, para tirar aquela espinha que apareceu no dia da sua formatura, por exemplo. Mas não se empolgue! Molduras, texto na própria foto, coloridos psicodélicos e afins são sempre desnecessários. Se o original é ruim, não vão ser os efeitos que vão salvá-lo. E já deu essa moda de foto negativa, né?

Um comentário:

:S!(g²): disse...

hahahahha! falou tudo!
e tá certíssima, dona alice!
estava numa busca virtual pela princesa encantada pelo orkut, mas me irritei tanto que desisti.
internet pode até ajudar a encontrar, mas continua sendo tão difícil quanto sem ela.
vc e dona rainha de copas deviam escrever com mais freqüência! falta de tempo é um saco.
Bom final de semana!
E sim! Se quiser os outros volumes da série do Alan Moore, avisa, ok?
Beijos!
Tina