quinta-feira, 16 de julho de 2009

Nota de falecimento

Faleceu no século XXI a Língua Portuguesa. O Português estava mal de saúde já há alguns anos, mas com o advento da informática e a disseminação do uso da internet, não resistiu às complicações e faleceu de desgosto.

Os brasileiros estão emburrecendo - tá, eu sei, a população de um modo geral nunca foi muito instruída mesmo, por n fatores, desde o ensino público que piora a cada ano até a cultura de total desvalorização do conhecimento que há no país. Legal é ser esperto, é dar um jeitinho, é mentir sobre o currículo escolar (igual Dona Dilma) ou ter orgulho de nem ter currículo (igual Seu Lula). Estudar para quê? Quem estuda é CDF, Caxias... Bom mesmo é sentar no fundão, fazer bagunça e passar colando. E com esse pensamento, vamos ficando para trás...

Passeando pelos perfis e comunidades de Orkut, vejo coisas de ficar estarrecida, pois são erros tão banais que dão vergonha: "derrepente", "agente faz", "simplismente", "dinovo"... Socorro!
E o miguxês? Quer coisa mais cansativa que ler frases tipo "Ai, Ti LiNdUuuu! AdOlu mEuS AmIgOs"?

É broxante conversar com uma menina no MSN e ver que ela não sabe escrever, ou ver no perfil dela erros crassos de Português. Porque eu acho que a mulher bonita e burra conquista por meia hora, que é o tempo gasto em uma conversa antes de despachá-la. Mas a mulher nem tão bonita, mas inteligente, antenada, com cultura, conquista por muito tempo, pois você sempre vai ter assunto com ela.

Está na hora da mulherada pensar em malhar não só a bunda, mas o cérebro também. Porque com o passar dos anos, a bunda cai, mas o cérebro fica - a cultura é uma riqueza que acompanha a pessoa até o fim de seus dias.

19 comentários:

flor disse...

Ah concordo. To cansada de ver esses escritos pela internet.
Ainda mais o presidente que assina uma reforma ortografica do cacete para tudo piorar. Ele deve pesnar assim "eu sou um analfabeto e sou presidente do Brasil, por que não pode ter um outro analfabeto no meu lugar?"
É deprimente...
Muito bom o post.

Beijos

Lezzie disse...

Nem me Alice! São muitas as atrociades, no Orkut estão mais do que organizadas!!! Tem palavras que me fazem querer chorar de verdade!

Perfeita a sua colocação de malhação do cérebro, a necessidade é urgente. Tem muito rostinho bonito por aí que quando abre a boca... Deus me livre!!!

Beijo carinhoso. ;)

'Suzane' disse...

uau!
é verdade, e detesto essa merda de miguxes, que coisa idiota. ae fico imaginando,ela deve falar que nem uma criança pessoalmente. ja conversei com uma garota que escreve dessa maneira, reclamei, ela ficou com raiva, pois bloquiei sem dó. aff ¬¬

bom post

bjin

o/

Anônimo disse...

aff.. com certeza, as pessoas estão cada vez mais burras é horrivel escrever errado o Brasil tá cheio de analfabeto funcional
e as pessoas não acham importantes mais ecrever certo nem falar, mas causa uma impressão terrivel

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kel disse...

Sinceramente não sei o que é pior, se é a burrice em si ou o orgulho que as pessoas tem dela.

Quando é burrice por falta de oportunidade até é perdoável, mas quando a burrice é forçada, caso do miguxês maldito, é que eu penso mais ainda, onde é que a sociedade vai parar, lembrem-se que os miguxos de hoje são os futuros professores, politicos, médicos, advogados...

Aí perguntam o motivo de o Brasil estar na merda que está, se nem o nosso presidente se preocupa em aprender a língua-pátria, quem vai se preocupar? Onde nós iremos parar?

GPL disse...

Acho melhor eu tomar cuidado pra escrever este comentário, rs...
Alice concordo com o que você escreveu e vou um pouco mais além, a necessidade de se comunicar cada vez mais rápido faz com que as pessoas reduzam, e muito, as palavras, porém isso ultrapassa as fronteiras da web, e você vê isso em redações para vestibular, entrevistas de emprego, etc...
De fato isso não acontece só com o português, se você entrar em chats dos Estados Unidos ou Inglaterra, por exemplo, também verá essa brutal redução de caracteres para se ganhar tempo.

smacks :)

Gi

Mandy disse...

Muito bom seu post! às vezes penso nisso mesmo, sabe, estou estudando tanto pra que, se várias pessoas compram um diploma igual ao que eu quero?

Sempre prezei isso: um corpo legal um dia cai, o cerebro não! Me irrita ver pessoas preocupadas com a aparencia, com a propria imagem e deixa de lado o conteudo!

Ivy disse...

kkk vão me dizer q geral não leu e releu o comentario milhares de vezes pra ver se não tinha algum erro, pra ter direito de argumentar. gysdyuas Depois dessa acho q geral colocou o comentario no correção ortografica antes de postar, olha a diferença dos coment's desse poster pros outros.. todo mundo falando bunitinho i pah kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri*

*Patrícia disse...

Nossa de fato Alice você foi ao ponto porém discordo quando afirma que as pessoas estão mais burras até porque você está afirmando que a capacidade mental humana está regredindo e o que realmente acontece é mais grave e não tem nada a ver com a capacidade de cada indivíduo, todos nós somos inteleigentes, capazes o que realmente está acontecendo é o buraco que nosso atual sistema de ensino se encontra, que menospresa os professores com salários de vergonha, o famoso Ctrl C / V que leva o individuo a nem refletir sobre um determinado assunto e raciocinar a forma c/ se escreve, além da redução de palavras comum em msn e orkut, e a nossa cultura que vangloria o famoso jeitinho como a mesma afirma. Acredito que esses fatores é que estão fazendo de nossa geração não burros mas sim preguiçosos e pensadores atrofiados...e desperdiçando todo o nosso potencial..enfim é uma pena..:)

L. disse...

Adolei teu poxtih linduxaahh....


hsuahuahhasuhush....










Amei os comentários...

Alice's também alimenta a mente!

\o/


=*

Anônimo disse...

Texto intereçante, Alice.
Abrassos.
=D

Brisa M. disse...

Alice's também é cultura! O pior de tudo é saber que isso é a moda e quem não o fez, é careta. Tem gente que odeia o Brasil, gente brasileira mesmo, sei que o país tem seus defeitos e são muitos, mas nunca ouvi ninguém que tenha um nível cultural no mínimo razoável dizer isso. Só tenho 14 anos, sou politicamente ignorante, mas vejo que isso não é totalmente banalizado, as pessoas parecem se importar e esse é o primeiro e principal passo para o progresso. Amo o Brasil e é isso que me dá esperanças.
Adoro tudo que você posta, é tudo muito engraçado e adorei ainda mais agora que você parou tudo pra falar de algo verdadeiramente útil.

Anônimo disse...

Pois é...
Eu costumo visitar um blog do wordpress chamado Teletube onde os meninos escrevem tudo errado, mas fazem graça. É um jeito sarcástico de falar sobre o mundo, até porque alguns posts mais sérios eles escrevem direitinho.
Dizem que essa linguagem é o tiopês da internet. O errado do "tipo" é "tiop" aí ficou "tiopês".
Beijo

Unknown disse...

o que mais me deixa chateada é ver essas pérolas em perfis lésbicos dos orkut... desanimador, garanto que 90% estouram nossos cérebros com uma só olhada, paquerar pela internet é algo realmente pouco tentador...

beatrizbranco disse...

Sou Brasileira, mas moro em Portugal há 10 anos. Aprendi a ler e escrever aqui.
Concordo plenamente com o teu texto, palavra por palavra. Sou estudante e todo e qualquer trabalho que tenho de fazer, pesquiso na internet, em livros, revistas e crio os meus próprios textos com base nessa recolha de informação. Gosto de aprender e é para isso que estudo, não para ter um diploma e dizer a célebre frase "Estudado nóis é, nóis fala errado porque nói quê". Não concordo com ela, sei que por mais que estude e aprenda há sempre mais e mais para conhecer, mas esforço-me para lá chegar.

Pelo que vi até agora, gostei bastante do blog. Vou estar sempre por aqui.
bb

Amanda Nogueira disse...

kkkkkkkkk... na boa, não é que o Brasil esteja emburrecendo por causa da internet! são as políticas públicas mal investidas, a má gestão escolar, o preço dos livros e insumos escolares... enfim... que babaquice! toda generalização é burra! e digo mais: quem não quiser ler ou escrever errado na internet que não o faça. kkkkkkkkkk...

Alice disse...

Não falei que o Brasil está emburrecendo por causa da internet. Ela é apenas um espelho da falta de cultura das pessoas, que piora a cada ano. Acho muito cômodo culpar o governo - não que ele não tenha (grande) parcela de culpa, mas ler é também uma iniciativa individual, que não depende só de políticas públicas.

Anônimo disse...

Melhor eu tomar cuidado aqui tb (também ;). Me lembro dos tempos de colégio e eu com a Barsa na mão. Alguem se lembra dela? Mas enfim, sempre li, muito, mesmo assim minha ortografia(sei que deve ter acento em algum lugar aí):P, é pessima. Não critico erros de português, só se for muito escadaloso. Mas minha escrita é péssima então não jogo pedra. Parabéns a quem tem esse dom das palavras. Ah! e digito muito mal ainda, sempre como letras acentos(detesto acentuar no pc, demora muito)